Uma história de resistência.
Um futuro de transformação.
Em 1976, nascia na Bahia a OAS, empresa de engenharia e construção que cresceu e se transformou em um grupo empresarial, referência técnica na área de infraestrutura.
Esse grupo teve sua história abalada em 2014, quando foi deflagrada a Operação Lava-Jato para investigar um esquema de corrupção envolvendo políticos e empresas públicas e privadas do setor, entre elas, a OAS.
A investigação impactou sobremaneira a realidade dessas empresas, levando à condenação de executivos, ao comprometimento de ativos financeiros, ao encolhimento drástico das operações. Tudo isso gerou danos aos negócios, às pessoas, à sociedade e ao País.
Diante desse cenário, o grupo OAS respondeu às demandas da Justiça e empreendeu uma grande jornada de resiliência e transformação para preservar seu legado.
Revisitou seu modelo de gestão de forma profunda e iniciou um processo de acerto de contas com o País, que teve seu marco na assinatura do acordo de leniência em 2019.
Ao mesmo tempo, passou por uma reestruturação financeira que possibilitou a sua saída da recuperação judicial para acertar as contas também com seus credores e parceiros.
Hoje, passados sete anos altamente desafiadores, o grupo segue cumprindo seus compromissos com a sociedade. E se sente pronto para iniciar uma nova etapa, com uma nova visão de futuro, acreditando que o Brasil precisa investir largamente em infraestrutura, contando com o trabalho e a expertise de parceiros competentes.
Nesse contexto, se faz necessário demarcar essa mudança de maneira definitiva com novo nome e nova marca. Esse novo nome assina o compromisso da holding com as melhores práticas sociais, ambientais e de governança. E traz consigo as condições essenciais para implementar um crescimento sustentável e a visão de ser um agente de transformação para a democratização da infraestrutura do País.
Nossos compromissos
• Satisfazer as expectativas dos clientes.
• Garantir a qualidade dos serviços, atendendo aos requisitos legais, normas e especificações aplicáveis.
• Prevenir riscos à segurança e preservar a saúde dos trabalhadores.
• Respeitar o meio ambiente e prevenir a poluição.
• Promover o desenvolvimento e o bem-estar dos trabalhadores por meio de ações de responsabilidade social.
• Buscar a melhoria contínua do Sistema de Gestão Integrada de QSMS.
Pedido de Desculpas e Compromissos Futuros
O Grupo Metha reconhece, de modo transparente perante toda a sociedade brasileira, que errou ao participar de práticas impróprias em sua atividade empresarial, em especial em contratos com o setor público durante o período da gestão do Grupo OAS S/A.
Entre os anos de 2018 e 2019, a OAS prestou todos os esclarecimentos necessários sobre os assuntos relacionados à Operação Lava-Jato. Nesse período, a empresa, por meio de uma nova gestão, passou por inúmeras transformações.
Em 14 de novembro de 2019, assinou o acordo de leniência com a Controladoria-Geral da União (CGU) e a Advocacia-Geral da União (AGU), um marco importante no processo de colaboração da empresa com as autoridades do país.
Nesse mesmo instante em que a empresa deseja prosseguir, também sente a mais fiel necessidade em pedir desculpas e reconhecer os danos causados tanto ao país quanto à reputação do setor. É preciso aprender com os erros, se fortalecer e aprimorar os próximos passos.
Esse é um acerto de contas que abre as portas para o futuro desejado por todos, como uma empresa sólida, ética, cumpridora de suas obrigações e que gere riquezas e novas oportunidades.
De portas abertas para o futuro
Desde março de 2018, ainda sob o nome de Grupo OAS S/A, a empresa passou por uma profunda reestruturação, apostando em uma governança profissionalizada, drástica redução de despesas, otimização dos processos internos e, sobretudo, aprimorando seu programa de integridade de modo que erros do passado não se repitam. Este processo culminou no surgimento do Grupo Metha.
O Grupo Metha possui um Código de Conduta, amplamente divulgado aos seus colaboradores, que deve ser seguido de maneira incondicional e irrestrita, não havendo tolerância para desvios de qualquer natureza, ética, moral e/ou financeira.
A empresa deseja verdadeiramente virar a página e construir novas histórias, apresentando engenharia de qualidade, prestando serviços de excelência e, principalmente, sendo exemplo para um país mais próspero e honestamente desenvolvido.
Compromissos fundamentais do Grupo Metha
1) Fortalecer e disseminar a cultura de integridade para todos os colaboradores, fornecedores, parceiros e partes interessadas.
2) Tolerância zero à fraude e à corrupção.
3) Conduta profissional com equidade, transparência, respeito, honestidade e responsabilidade.
4) Cumprimento de todas as legislações e regulamentos dos países em que atua, bem como de todas as regras estabelecidas em seu Código de Conduta.
5) Os resultados serão alcançados com foco no atendimento ao cliente. Para atender seus clientes, o Grupo Metha agirá com competência profissional sem se descuidar jamais da observância às regras aplicáveis. Isso se faz essencial para preservar a imagem, reputação e patrimônio da empresa, fatores fundamentais para a sua perpetuação.
6) Respeito à vida, em todas as suas formas, bem como cuidado com saúde, meio ambiente e segurança.
Política de QSMS
Entende que a qualidade é de vital importância para assegurar o desenvolvimento da empresa. A responsabilidade por QSMS — Qualidade, Segurança, Meio Ambiente e Saúde — é de todos e está presente nas atividades, nas atitudes e nos valores: orientação para resultados, competência profissional, garra e confiança.
Nossa cultura
A Metha e seus colaboradores possuem em sua cultura resiliência, força e performance. Atender às expectativas dos clientes, de forma ética e transparente, está intrínseco em seus valores.
Nossos valores
• Resiliência
• Garra
• Performance
• Orientação para resultados
• Transparência
Prêmios
Nossas certificações
Todos os processos da Metha passam por auditorias externas para manutenção de suas certificações nas normas:
ISO 9001: 2015 - Sistema de Gestão da Qualidade;
ISO 14001: 2015 - Sistema de Gestão Ambiental;
OHSAS 18001: 2007 - Sistema de Gestão da Segurança e Saúde Ocupacionais.